Brazil 1 Notes (em Português)

by JVanko on 2012/12/23

O Mestre Chen Zhonghua deu um seminário no Brasil em Guaratinguetá, SP em Novembro de 2012. Ele solicitou a mim que postasse minhas anotações, então aqui estão elas. Eu estou postando uma versão resumida agora, e postarei mais detalhes com o tempo.

O Seminário foi incrível, nossos professores e alunos tiveram a sorte de não só receberem aulas de taiji, mas também lições de vida.

Método de Ensino

Mestre Chen tem um método de ensino. Ele sempre estar a repetir as mesmas perguntas, de novo e de novo, para que você se acostume com método de aprendizagem.

  1. O primeiro ponto é ‘Ouvir’ – Você REALMENTE deve ouvir o que ele diz(o que é mais fácil falar do que fazer).
  2. O segundo é se concentrar – Uma vez que você ouça você deve se focar no que foi dito para conseguir entender, pois a cada explicação ele perguntara: “- Você entendeu?” E é melhor que você tenha entendido ou ele perguntara de novo e de novo. Na realidade o que você tinha de ter entendido pode ser algo bem simples, mas a sua mente moderna e complexa, muitas vezes tem dificuldade com a simplicidade. É melhor usar o principio do KISS(inglês para ‘keep it simple stupid!’) na hora de ouvir as instruções dele, especialmente se você já fez alguma arte marcial na vida. Só faça o que ele disse, e só execute o que ele ensinou.
  3. Um belo grande NÃO – Não compare algo que ele acabou de te ensinar com experiencias previas ou cenários imaginários,  Em cada exemplo em particular, ele esta tetando te ensinar algo específico, então se ele diz para olhar para o braço dele,
  4. É Físico‘ – Muitos toques. Por que tanto? Mestre Chen pede que você toque o corpo dele em locais, e de maneiras específicas, para que você possa sentir como ele se mexe, já que os movimentos não são visíveis. Incluindo o toque em partes que você não imaginava que pudessem ser usadas. As aplicações são sempre demonstradas e um teste ocasional de habilidade marcial não esta fora de questão. Mestre Chen usa muitos aparatos, incluindo bastões, pequenos pedaços de madeira, folhas de papel, etc. Para demonstrar o que ele explicou.

Existem treinamentos que usam elásticos, e a própria parede por exemplo.

  1. Assista‘ – Quando ele demonstrar algo é hora de assistir. Não copie os movimentos enquanto ele os realiza, já que ele espera que naquele momento, você esteja olhando ele.
  2. Aprendizado VS. Uso – Os dois são diferentes. Por exemplo mestres de Aikido e de Taiji ambos pode jogar alguém no chão. Mas isso não faz do mestre de Aikido um de Taiji, ou vice-versa.

 

Parte Técnica

Eu vou simplesmente listar alguns dos conceitos discutidos no seminário. Porém tenha em mente que isso não significa que nos tenhamos domínio sobre eles, tanto quanto escrever sobre futebol não faz de você uma craque. Vale ressaltar que todos eles foram demonstrados e não só mencionados.

 

NÃO SE MEXA !!! Simplesmente não se mexa, mas faça isso enquanto você se move…

Sempre tenha 1 parte que é fixa e imóvel.

Faça isso ou aquilo ‘de morto’ – conceito importante para não mexer e ao mesmo tempo ganhar força, o exemplo foi dado com um bastão no lugar do braço.

Circulo com 3 pontos – um dos círculos mais simples

1)      O cotovelo se dirige em linha reta até as costelas, não mexa o Kua posterior.

2)      O cotovelo é puxado bem para traz, mantendo a linha, e nessa hora o Kua posterior se move para traz.(até aqui você estava só comprimindo)

3)      Comece a expandir, o Kua anterior se abre, e o Ombro anterior afunda.

 

Alinhamento da Energia – fique dentro da linha(o ombro esta fora). Se o adversário conseguir chegar ao seu pé você perdeu.

 

Círculos e Triângulos – O nosso corpo não é composto de círculos, não se mexe em círculos. Divida seu corpo em triângulos, e ajuste o corpo para que esses triângulos sejam o mais próximo possível de triângulos isósceles.

 

Rotação – exemplo usando duas varetas. Eu não vou tentar explicar, mas sempre que se tem um ponto fixo, algo pode girar em torno dele.

 

Comece com o Oposto – Quando quiser empurrar para frente, vá para traz primeiro.

Conectar – parte do puxar e comprimir. Conectar significa transformar varias coisas em um só.

Braço pesado (exercício) – onde o braço não pode ser contorcido.

Empurrar a parede (exercício) – Sinta a linha, não saia dela(não ‘vaze’), quanto maior a linha maior a força.

Transformando 2 pontos em 1 (exercício) – para resistir a empurrões.  Ex: conectar a cintura ao pé.

Bicicleta – em relação ao movimento do quadril, sempre conectada com o subir e  descer dos joelhos.

Fique na linha/use a linha – Imagine como se houvesse um muro que limita seus movimentos, você raspa seu braço nele e continua se movendo. Muito mais difícil no ar.

Qiao – Mover um ponto de energia ao outro.(demonstrado com o bastão)

Linhas de energia conectadas – deve haver uma linha, quanto maior melhor

Força conjunta – combine duas linhas retas e as transforme em uma.

Avance com o passo para entrar em baixo de um empurrão, e empurre de volta.

De frente a parede (exercício) – com os braços estendidos, abaixe o corpo para forçar o braço.

 

Outros

 

  • É um esforço quase fútil tentar se tornar mestre de Taiji. Você nunca atingira a perfeição. A cada 100 anos somente alguns mestres de Taiji aparecem e poucos de Qigong também. Portanto as suas chances de se torna um deles é quase 0. Você pode ter mais chance de se tornar o presidente do seu país. O segredo é que mesmo sabendo disso, você não desiste.
  • Além disso mesmo se você conseguisse se tornar mestre de Taiji, ninguém reconheceria porque não é visível e não pode ser duplicado por métodos externos. A única forma de saber é se você ainda consegue faze-lo quando velho.
  • A primeira vez que você aprende a forma é simplesmente um rascunho.
  • Em geral após os 30, as pessoas perdem a conexão mente-corpo e tem que reaprender a se movimentar. Que nem a língua, se você aprende apos uma certa idade, você não consegue 100% (você desenvolve um sotaque) , a não ser que você se dedique a esse reaprendizado. Isso é particularmente verdade se você tentar aprender o Método Pratico, após ter aprendido outras artes marciais, quando mais velho.
  • Faça a forma como se você tivesse tocando objetos físicos. – Mais difícil do que parece.
  • Quando você empurrar para frente, primeiro vá para traz. Quando você estiver bem, a sensação é de que alguém te empurra por traz.
  • Estórias – Mestre Chen realmente gosta de contar estórias, e elas são bem divertidas. Algumas são fáceis de se acreditar, outras são bem interessantes.
  • Teoria de Combate – Seus ataques nunca me acertam, mas os meus sempre te acertam.
  • O Taiji sempre avança, nunca retrocede.
  • Não deixo o empurrão do seu adversário chegar ao se Pé de base, mas quando você empurrar, conecte-o ao seu pé de base.
  • Taiji não pode ser combinado com outras artes marciais.
  • Seja honesto, em termos de habilidade e em termos de crença na arte. Mais fácil falar do que fazer. Na China honestidade tem um significado diferente do que no ocidente, lá isso se refere ao encontro das mentes, um entendimento comum entre duas pessoas.
  • Se você não é atlético, você não pode aprender.
  • Professores que não treinam com ninguém estão prestando um desserviço a si mesmos. Se os professores estão ensinando, então não estão treinando. Pior que isso, se eles nunca permitirem as pessoas que treinem combate com eles, eles nunca melhorarão suas habilidades. Assim mestres famosos, que não treinam nem testam combate com ninguém, estão em desvantagem em termos de preparo. Dessa forma um aluno pode ate ter melhores condições de se defender que um professor. Ser famoso pode ser contra produtivo para o desenvolvimento de suas habilidades.
  • O aprendizado deve ser científico e repetível. Ou você pode acertar algo ao acaso e não saber porquê.
  • Mestre Hong junsheng era desafiado o tempo todo, na China isso era comum em parques públicos onde o espaço era confiscado pelo vencedor.
  • Todos os discípulos do Hong tinham habilidades especiais, mas só conseguiam demonstra-las de forma eficaz em seus próprios alunos. Só Hong conseguia executar todos os movimentos em não-alunos.

 

A generosidade do mestre Chen foi extraordinária, e todos os alunos forma profundamente afetados. Nós altamente recomendamos os seminários dele a praticantes de taiji, de outras artes marciais, ou mesmo ao simpatizantes. Haverá uma pedra preciosa para cada um.

 

[wowslider id=”11″]

About JVanko

Hunyuan Taiji Academy do Brasil. http://br.chenzhonghua.org

Leave a Comment
Leave a comment on the content only. For admin issues, please click the "contact" button on the top left.

Previous post:

Next post: